top of page
PArkinson-min.jpg

>>>>>>>

Doença de Parkinson

É uma doença degenerativa do sistema nervoso central, com implicações profundas para o indivíduo, causando principalmente déficits nas funções motoras, mas também poderá ser responsável por outras manifestações sistêmicas associadas e nas funções autônomas.

 

A diminuição da força muscular ocorre de forma efetiva no parkinsoniano. Um programa adequado de treinamento são efetivos no condicionamento e manutenção do equilíbrio evitando quedas que, agravadas pelos distúrbios de equilíbrio, são frequentes nesses indivíduos. Faremos exercícios de mobilidade, alongamentos e fortalecimento muscular afim de manter a capacidade de caminhar, aumento da flexibilidade, prevenção de uma postura encurvada e manter a mobilidade e a função mesmo com o progresso da bradicinesia e rigidez. Exercícios de alongamento promoverão maior flexibilidade e podem ajudar a diminuir a rigidez muscular, auxiliando na melhora da postura.

A doença é classificada em 5 estágios conforme o nível de gravidade:

  • Estágio I: manifestações unilaterais da doença, incluindo as principais características: tremor, rigidez e bradicinesia.

  • Estágio II: manifestações bilaterais acima mencionadas, possíveis anormalidades da fala, postura fletida e marcha anormal.

  • Estágio III: agravamento bilateral das manifestações da doença, somadas aos distúrbios de equilíbrio.

  • Estágio IV: agravamento dos estágios anteriores; neste estágio os pacientes são incapazes de viverem de forma independente.

  • Estágio V: pacientes necessitam do auxílio de cadeira de rodas, ou estão confinados ao leito.

Atuamos nos estágios I e II, onde uma avaliação física minuciosa envolvendo todas as variáveis inerentes à doença se fará necessária para a programação de um trabalho específico visando melhorar a força muscular, a postura, o equilíbrio, a coordenação, a resistência aeróbia e a flexibilidade. Tudo isso com o objetivo de promover um melhor desenvolvimento da capacidade funcional, funções cognitivas e motoras; proporcionando benefícios na saúde psicológica, social e qualidade de vida.

bottom of page