Avaliação, prescrição, orientação individualizada de exercícios físicos e estimulação cognitiva para idosos e grupos especiais

(11) 99119.9908

Atendemos em domicílio

As quedas e o exercício físico

As quedas são a sexta maior causa de mortes no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O acidente é causado principalmente pela dificuldade no equilíbrio, fraqueza muscular, alterações na visão, alterações na passada, efeitos colaterais de medicamentos, alterações cognitivas e ambiente doméstico inadequado.

A prática de atividades físicas contribui para a prevenção de quedas no fortalecimento do tronco e membros inferiores, melhora dos reflexos, melhora da autonomia nas reações posturais, melhora do equilíbrio no ato de andar, melhora a mobilidade e as amplitudes articulares e ajuda a diminuir ou manter o peso corporal. Além disso, uma boa organização de equipamentos a assessórios domésticos poderiam ser incluídos como prevenção nas recomendações ideais para a composição de um ambiente seguro e confortável.

Contudo, a maioria dos estudos mostram que atividade aeróbia e de força muscular podem melhorar a função neuromuscular, o andar e o equilíbrio; fatores determinantes nas quedas.


Voltar